O ar-condicionado automotivo é uma das melhores comodidades de um veículo. No entanto, para mantê-lo sempre seguro para sua saúde e funcionando de forma adequada, sem gastar combustível em excesso, é preciso tomar alguns cuidados.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este guia sobre a manutenção do ar-condicionado automotivo. Continue a leitura e confira!

Consulte o manual

Além das dicas gerais, é muito importante que você leia o manual do seu carro. É nele que você aprenderá sobre as necessidades específicas de cada componente do veículo, inclusive em relação ao ar-condicionado e sua manutenção.

O manual do proprietário ensinará sobre o uso correto de cada funcionalidade desse aparelho, como a melhor forma de preservá-lo e o momento certo de fazer uma limpeza ou troca.

Mantenha os componentes lubrificados

O ideal é que, pelo menos uma vez por semana, você ligue o ar-condicionado do carro durante 10 minutos. Isso fará com que o ar circule pelo mecanismo interno do aparelho, mantendo seus componentes lubrificados e funcionando corretamente.

Mesmo que em uma determinada semana não seja necessário utilizar o ar-condicionado para deixar a temperatura mais agradável, você deve ligá-lo para que ele não passe muito tempo sem trabalhar.

Essa é uma forma simples e eficaz de fazer a manutenção do ar-condicionado automotivo e prolongar a vida útil de seus componentes.

Faça uma limpeza anual

A limpeza de todos os componentes do ar-condicionado do carro é uma das manutenções mais simples e baratas do veículo. Por isso, não tem desculpa para ser adiada!

Ela é muito importante para sua saúde e de sua família, bem como para evitar uma queima maior de combustível, pois o carro precisa se esforçar mais para refrigerar o ar quando há muita sujeira no sistema.

Em geral, é recomendado fazer uma limpeza todo ano. Mas, se você começar a verificar falhas no funcionamento do ar-condicionado ou odores diferentes, é melhor antecipar essa manutenção.

Troque o filtro quando necessário

O chamado filtro de pólen é uma das peças mais importantes do ar-condicionado. Ele reduz os odores e evita que partículas do ar externo entrem no veículo, como fumaça e poeira.

Ele pode ser limpo na hora de fazer a higienização anual do ar-condicionado. Porém, às vezes, o acúmulo de sujeira faz com que ele fique inutilizável. Nesse caso, é preciso trocar o componente.

Em geral, o filtro de pólen deve ser substituído a cada 20 mil quilômetros rodados. No entanto, esse valor pode variar de acordo com a frequência de utilização do ar-condicionado.

Quem pega estrada com frequência, por exemplo, pode precisar trocar o filtro antes, devido à quantidade maior de poeira. Nas grandes cidades, que são mais poluídas, a necessidade de troca também é maior que em locais com ar mais limpo.

Dependendo do padrão de uso, pode ser necessário trocar esse filtro a cada 6 meses. O preço dessa manutenção pode variar. Em carros importados e em modelos em que esse componente fica em um lugar de difícil acesso o serviço é um pouco mais caro.

Use a recirculação de ar

A função de recirculação de ar ajuda muito a economizar, pois poupa o filtro de pólen, aumentando sua vida útil. Além disso, ajuda a reduzir o consumo de gasolina, pois mantém o carro refrigerado com maior facilidade.

Apesar de ser boa para o carro, essa prática não é orientada se você for passar muito tempo no interior do veículo. Isso porque o ar não é renovado, ou seja, os ocupantes do veículo continuam respirando sempre o mesmo ar.

Após algum tempo, a qualidade desse ar já não estará tão boa, o que pode impactar a saúde. Nesse caso, o ideal é alternar para a entrada do ar de fora.

Preste atenção aos odores

Algumas vezes, o interior do veículo pode apresentar um cheiro estranho, mas pensamos que é o carpete, algum alimento que foi consumido em seu interior, entre outros.

No entanto, o cheiro pode estar vindo do próprio ar-condicionado, que pode estar repleto de microrganismos que agravam doenças respiratórias.

É preciso ficar alerta quanto a cheiros estranhos e procurar identificá-los. Se eles forem acompanhados de uma redução de desempenho do ar-condicionado, é um sinal de que é preciso higienizar ou trocar o sistema.

Por exemplo, se você está acostumado a usar o ar-condicionado na intensidade 1 e sente a necessidade de colocá-lo no 2 para ter o mesmo resfriamento, significa que houve queda de desempenho.

Se você utiliza produtos que perfumam o ar do carro, também é preciso tomar cuidado para que eles não mascarem problemas que podem ser identificados pelo odor.

Conheça os componentes

É importante ter um pouco de conhecimento sobre os componentes do ar-condicionado para evitar pagar por serviços desnecessários. Por exemplo, o gás e o óleo do ar-condicionado nunca precisam ser repostos, a não ser que ocorra algum tipo de vazamento.

A melhor forma de aprender sobre os componentes de cada um dos sistemas do seu carro é lendo o manual do proprietário, que também ensina a melhor forma de uso e de preservação desses itens.

Evite as manutenções corretivas

Manutenções corretivas, ou seja, aquelas que são feitas quando surge algum problema, sempre são mais caras e complexas que as preventivas. Por isso, as manutenções preventivas são muito importantes.

Fazer esse tipo de manutenção significa conhecer o funcionamento do seu carro, ficar atento a alterações e fazer trocas e limpezas no momento certo. No caso do ar-condicionado isso é ainda mais importante, pois envolve a sua saúde e a de todos que circulam no carro com você.

O ar-condicionado sujo, além de ser ruim para o veículo, também agrava problemas respiratórios, como bronquite, sinusite, rinite, entre outros.

Pequenos cuidados como esse são essenciais para manter o carro seguro, em perfeito estado e sempre valorizado. Isso significa que, caso você opte pela venda do veículo no futuro, conseguirá obter um ótimo preço por ele.

Outro ponto importante é que fazer um grande conserto pode desestabilizar suas finanças, enquanto as manutenções preventivas, em geral, são feitas de acordo com a quilometragem ou com o tempo de uso do automóvel. Por isso, podem ser planejadas e encaixadas no seu orçamento.